Espaço para a discussão sobre o que fazer no territorio em causa

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Alto da Boa Viagem vai ter cenário de prestígio ?






No Alto da Boa Viagem, junto ao Estádio Nacional, vai nascer um novo cenário urbanístico de prestígio, com elevados padrões de qualidade arquitectónica, ambiental e paisagística, numa preocupação com a imagem urbana, concorrendo para cenários de elevada concepção. O Estudo Urbanístico para estes cerca de 40 hectares da freguesia de Caxias foi aprovado, por unanimidade, pelo Executivo da Câmara Municipal de Oeiras, em 23 de Maio.
Trata-se de um complexo multifuncional de luxo, que incluirá um hotel de cinco estrelas, um conjunto habitacional e uma área de serviços e comércio, entre outros. O respectivo estudo, que foi apresentado em Reunião de Câmara pela SCUVA – Sociedade de Construção e Urbanização Vicente Antunes, L.da, tem como suporte o Programa Estratégico definido no PDM – Plano Director Municipal de Oeiras.
A criação deste complexo multifuncional qualificado, de média/baixa densidade, sustentado por uma visão empreendedora ao nível da vivência e da dinâmica urbana, terá projecção quer no concelho quer no território limítrofe.
É também nesta área que será construído o pavilhão Multiusos de Oeiras, da autoria do arq. Tomás Taveira, que vai ocupar uma área de 15.240 metros quadrados do Alto da Boa Viagem.


Esta infraestrutura, que será a segunda maior sala de espectáculos do país, terá capacidade para quatro mil pessoas em eventos desportivos e oito mil em eventos culturais. O pavilhão inclui ainda estacionamento, zona de restauração e um palco elevatório, a permanecer num piso inferior no caso de provas desportivas que impliquem a instalação de pistas de atletismo e campos para outras modalidades "indoor".
A criação do pavilhão multiusos terá um custo de cerca de 20 milhões de euros, a realizar no âmbito de um investimento de infra-estruturas para o concelho, da Câmara Municipal de Oeiras. O montante global deste investimento será na ordem dos 90 milhões de euros em parceria público-privada (PPP), incluindo também um Centro de Congressos, três escolas, duas Residências assistidas/lares, o Centro de formação profissional e apoio social da Outurela e o edifício multifuncional dos Paços do Concelho.




in: Produzido por Municípia, SA© C.M. OEIRAS - Todos os direitos reservados.

3 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Vim saudar o novo blogue e deixar os meus votos de sucesso.

I.

Unknown disse...

.

Caro Pedro Neves,

Grato pela visita ao meu post no Oeiras Local e votos de que este seu espaço possa contribuir para uma ampla discussão sobre o que poderá ser, se não se tomarem medidas, mais um atentado urbanístico ao já tão castigado Concelho de Oeiras.

Cumprimentos

.

Anónimo disse...

Terminou hoje a Consulta Pública sobre a megalomania do Alto da Boa Viagem.
Terras de cereais.
O que diz disto G.Ribeiro Teles?
Ninguém o entrevista, ou têm medo das opiniões dele?
Gosto deste Blogue.